terça-feira, 30 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO DE AULA

RAFAEL CARDOSO PACHECO NETO

PLANEJAMENTO DE AULA


PONTA PORÃ – MS
TEMA:
        Inclusão digital com incentivo a leitura

OBJETIVO:
Ø         Pôr as ferramentas da informática a serviço do desenvolvimento de habilidades necessárias à aquisição da leitura e escrita por parte das crianças encaminhadas a biblioteca, promovendo sua auto-estima.    
Ø - Utilizar a informática  para ajudar as crianças a compreenderem a função social da escrita e para que ela serve, despertando-lhes, assim, o desejo de escrever corretamente.

RECURSOS MATERIAIS:
Ø Computadores
Ø  Papel sulfite
Ø  Lápis
Ø  Gibizinho SESINHO

DESENVOLVIMENTO:
Ø - Produções no computador a partir da audição de histórias lidas em voz alta pelo professor para a percepção da estrutura do texto escrito;
Ø - Reescrita de textos utilizando o corretor ortográfico do computador;
Ø - Criação de um banco de dados ilustrado com  palavras que as crianças consideram mais difíceis, incluindo-se aí palavras, observadas nas produções, com problemas na ortografia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ø  É incentivando, valorizado os pequenos leitores, que no futuro, teremos o jovem leitor, o leitor adulto como freqüentador assíduo na inclusão digital e na leitura.



ANEXOS













resumo das atividades Ensinando e Aprendendo com TIC

ATIV 1-1
Olá meu nome é Rafael Cardoso, atualmente trabalho na Biblioteca do SESI, minha formação acadêmica é na área de História.
    Vivemos em meio a uma diversidade de informações disponíveis para todos e de diversas formas. Na minha vivência como docente, observo que é necessário, buscarmos novos conhecimentos, novas possibilidades a fim de envolvermos nossos alunos nesse mundo multicultural.

ATIV 1-2
Surge cada vez com mais força, no contexto das organizações da sociedade civil, a idéia de levar a tecnologia digital ao alcance da sociedade.

ATIV 1-3
O video coloca uma ideia de que o futuro da educaçãoestá em juntar a densidade de antes com a de agora, formar jovens para o espaço profissional, o professor as vezes tem dificuldade de ter acesso ao novos conhecimentos, fala tambem da esola ser menos lecionada e mais organizada de espaço do conhecimento, ver de quais fontes vem o conhecimento das pessoas, da escola e da televisão.

ATIV1-4